domingo, 21 de agosto de 2011

Animal sacrificado após queda na arena de Barretos. A estúpida prática de maltratar continua em alta.



Sou radicalmente contra rodeios, prática estúpida que maltrata animais. Não me comovo nem um pouco quando um peão é violentamente pisoteado pelos bois. Quanto às touradas, não vou sequer comentar, pois é uma prática que comprova que alguns seres humanos ainda não desenvolveram o intelecto, que penso inexistir. Também não acho nem um pouco ruim quando leio que um touro mais valente chifrou e causou sérios danos a um toureiro qualquer (que se tivesse conseguido domar o animal, o mataria com uma espada).




Falta de sensibilidade com os “profissionais” deste ramo que sofrem acidentes causados pelos animais? Nem um pouco. É sensatez mesmo. A questão que se coloca é prática: porque os animais podem sofrer e os homens não? Paira a eterna dúvida.


Nos rodeios, os animais são submetidos a extrema  dor física, numa espécie de tortura,  o que, comprovadamente, afeta o sistema nervoso, causando-lhes sérios danos.

Já as provas de laço aumentam substancialmente os riscos de os animais terem lesões irreversíveis, pois são vítimas de sucessivas e violentas quedas.

Deslocamento de vértebras, rupturas musculares, lesões advindas do impacto na coluna, ruptura da medula espinhal e de órgãos internos, mortes imediatas, ou, pior, lentas e agonizantes. Por poucos segundo de prazer, o bicho homem violenta a integridade dos animais e não raras vezes os leva à morte e ao extremo sofrimento.

O fato se materializou na famosa festa de Barretos, no 2º dia de rodeios. Um bezerro teve que ser sacrificado após a prova de bullgdog na arena.

O animal, após ser brutalmente derrubado pelo peão, não se levantou, permanecendo mortalmente estático no chão numa cena que causou no mínimo constrangimento coletivo no local. Teve que ser retirado na carroceria de um veículo.

Um dos técnicos responsáveis pelos animais afirmou que o animal perdeu o reflexo das patas e teve de ser sacrificado, com a confirmação posterior de lesão nas vértebras da coluna cervical. Ficou tetraplégico e teve que ser sacrificado.




    Imagens da prova de bulldog, em que o bezerro foi derrubado e precisou ser sacrificado (Fonte: Estadão)


Que este fato sirva para pelo menos reacender a polêmica acerca do suposto “esporte” e sobre o tratamento dispensado aos animais ali envolvidos, os únicos sofredores nesta patética realidade.


Enquanto isso, acompanhemos o alarde e a comoção popular quando um peão for brutalmente pisoteado por um touro. Iremos sacrificá-lo caso ele fique tetraplégico em um acidente na arena?

Meditemos.

Thiago Pena








4 comentários:

  1. Do ponto de vista de desportista de um esporte que utiliza animais: É possível que esportes montados tratem o animal com respeito, e de modo que vise sempre a integridade física do animal. O hipismo, é um dos esportes que mais se preocupa com o bem estar do animal, que é o atleta, e o conjunto (cavalo + cavaleiro) é assim chamado, de modo que o ser humano seja o cérebro do animal 'irracional' e o cavalo, o corpo. Essa união, esse vínculo, faz com o que além de elegante, o esporte proporcione prazer ao ser assistido. A confederação brasileira de hipismo (CBH) pune e elimina do quadro de pontuação todo cavaleiro ou scuderia que maltrate seus animais. Esporas de roseta são terminantemente proibidos. Chicotes só são permitidos de uso na garupa do animal, e o ato de 'cruzar' o chicote (movimento em arco do lado esquerdo para o lado direito ou o contrário, tomando como base a linha da coluna do animal) é proibido devido à razão de aumentar a força com que atinge o animal, também é proibido e também causa punição. Rodeio e touradas, sou a favor de substituirem touros e bezerros por rinocerontes.

    ResponderExcluir
  2. Também sou contra rodeios. Maltratos totalmente desnecessários aos animais...

    ResponderExcluir
  3. O autor apresenta uma severa crítica ao rodeio e esportes que envolvem a "tortura" dos animais, deveras plausível pois existe até a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da UNESCO, celebrada na Bélgica em 1978, e subscrito pelo Brasil,porém todavia devo acrescentar que desde que o mundo é mundo o homem usa do animal para alimentação, como ferramenta de caça vide lobos e cães, e como transporte cavalos,burros e etc...

    Nas épocas douradas de Roma se usavam leões para lutar com gladiadores nas arenas do panteão até a morte de um dos dois e em épocas atuais a caça esportiva ainda hoje é um esporte de homens poderosos e de respeito que tem o prazer de pendurar em suas salas cabeças de animais empalhados como troféus de suas vitórias.

    Ponderando essas informações que fazem parte da história e da cultura do ser humano no mundo todo, nada é mais óbvio de que o homem tem em sua cultura a vontade predominante de desafiar sua força e capacidade contra os animais, é natural do ser humano tentar lutar contra as forças da natureza em sua busca de autoaprovação de que ele é superior as forças da natureza.

    Dito isto, devo confessar que ainda não compreendo o motivo de pessoas com a mesma ideologia do autor, dizerem em alto e bom tom que prefeririam ver um semelhante ser ferido por um animal até a morte, do que simplesmente compreender que o esporte com animais é algo cultural e natural do ser humano, faz parte de suas características básicas.

    O homem ainda permanece na superfície deste planeta por ter superado todas as outras espécies viventes sobre a terra e por ter dominado a todas com suas capacidades superiores, pois não há que se falar em força na luta de equilíbrio entre um homem sobre Touro com peso de 1 tonelada, é dificil imaginar a capacidade de um homem em ferir um animal de tamanha robustez.

    Como vivemos no Brasil e nossa constituição nos permite o direito de livre expressão deixo aqui meus votos a favor do esporte com animais, tanto em rodeios como em touradas, pois se não estivessem ali servindo para o entretenimento e esporte dos homens, onde mais você imagina que eles estariam que não seja na sua panela naquele churrasco de domingo regado a cerveja com seus amigos e famíliares?

    Meditemos!

    ResponderExcluir
  4. Independente da carga histórica que isso existe, no ponto de vista antropológico e cultural, numa sociedade como a de hoje, maltratar animais é uma puta sacanagem. O esporte com animais é possível de ser feito sem que maltrate os animais. A exemplo que citei, o hipismo, que zela sempre pelo bem estar dos cavalos. Alimentar-se de animais de novo, é outro fator que não deve ser comparado à diversão de ver um animal ser maltratado. O ser humano foi concebido como onívoro, e parte de seu organismo precisa de proteína advinda de ingestão de carne animal pra se sustentar. Não faz sentido, você colocar alimentação, um fator essencial para o ser humano viver de modo relativamente saudável, com a diversão de maltratar um animal. São duas coisas totalmente distintas e que não devem ser postas em cheque como você fez. Descordo de tudo. Monto cavalos, adestro cavalos, salto com cavalos, e a graça do meu esporte se deve ao ESPORTE em si. Aos saltos, aos movimentos. Meus animais, desde o nascimento até o momento em que se aposentam, são tratados com dignidada. A doma é feita de forma racional, onde cria-se um vínculo de amizade com o animal. A graça do esporte hípico ou equestre caso queira envolver o pólo, é o esporte, os saltos, os percuros bem feitos, os movimentos bem executados no adestramento e os pontos marcados no pólo. Ver um animal sendo capotado, tendo os testículos amarrados ou coisas do tipo não constam na lista. Eu sou contra. Se você é a favor dessa relação homem x natureza, troque os touros de touradas por rinocerontes e veja o que é desafio. Montar um animal manso, nascido e criado em piquete é mole. A pessoa só monta no animal porque ele permite. E o dia que este animal cansa de ser montado, ele vai derrubar quem estiver em cima a todo custo. É muita hipocrisia falar que isso deve permanecer, assim como é uma puta de uma cagada comparar alimentação com diversão. Vamos ver se você ia gostar de fazer tiro ao prato com seu gato ou seu cachorro. Ou caça ao perdiz dando tiros no seu passarinho. Tenho certeza que ia ser super divertido.

    ResponderExcluir