sábado, 3 de dezembro de 2011

Casamento gay - prisão e até morte.



No Brasil, a luta que se travou foi pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já em outras partes do mundo, a luta não é assim tão técnica quanto ao procedimento da união e sua legalidade.

Na Nigéria, por meio de projeto do Senado, se prevê prisão para pessoas do mesmo sexo que se casarem. A pena é de até 14 anos para os “nubentes” e 10 para as testemunhas, ou quem simplesmente assistir a cerimônia.

A lei ainda não foi promulgada, mas vem com graves restrições a homossexuais, inclusive com a proibição de operação de clubes e bares gays.

Há regiões na Nigéria em que gays e lésbicas ainda estão sujeitos a morte por pedradas, e o presidente do Senado diz abertamente: “o casamento gay viola as tradições e costumes da Nigéria".

Alguns países europeus ofereceram asilo aos perseguidos na Nigéria, dada a gravidade da situação no país.

Taí uma prova maior que a evolução ainda não chegou a certos povos e etnias. O interessante é que pra eles, tolher este direito representa uma evolução, configurada na contenção do suposto crescimento e dissipação da ideologia homossexual.

 Enquanto na maior parte do mundo a ideologia de igualdade se expande, com minimização das diferenças, em vários países, da África e Ásia principalmente, o retrocesso cultural e mental parece não ter fim.

O fim almejado deve ser a igualdade. Não importa sua crença, ideologia, religião, ponto de vista ou orientação sexual. Tendo princípios, já é um bom começo para um final justo.


Thiago Pena






Um comentário:

  1. Infelizmente no mundo ainda há uma certa desigualdade cultural, enquanto alguns países encontram-se num degrau mais alto de uma certa "escada evolutiva cultural" outros relutam em abandonar certos dogmas e paradigmas racionalmente insustentáveis. Só o que pode mudar isso é uma reforma econômica aliada a uma reforma educacional laica, o que sinceramente pra mim soa como utopia em alguns países do planeta.

    ResponderExcluir