quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Motoboys poderão receber adicional de periculosidade.




Foi aprovado hoje (16/11) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado um projeto de lei que pode garantir a motoboys e mototaxistas o direito de receber adicional de periculosidade*. Haverá ainda votação no plenário para legalização da medida.

As atividades de mototaxista, motoboy e moto-frete poderão ser incluídas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como perigosas, o que garantirá o benefício a esses trabalhadores.

Que são atividades de extremo risco, não resta dúvida. Basta vermos o número de acidentes envolvendo esses profissionais. Fato também é que uma boa parte é demasiadamente imprudente, como notamos ao dirigir. Caso aprovada, a lei trará mais um ônus ao Estado e aos empregadores, que terão que incluir esse adicional nos pagamentos.

Aguardemos as votações para ver o fim da história do motoboy (que não raras vezes costuma ser o hospital).

* Caracterização de um risco imediato, oriundo de atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato permanente, ou risco acentuado. A legislação contempla as atividades associadas a explosivos e inflamáveis (CLT, art.193, e NR16 do MTE), a atividade dos eletricitários (Lei 7.369/85 e seu Decreto 93.412/86) e as atividades em proximidade de radiação ionizante e substancias radioativas (Portaria MTE 3.393/1987 e 518/03).

Fonte: Jus Brasil/Qualidade Brasil



Thiago Pena 




Nenhum comentário:

Postar um comentário