terça-feira, 13 de setembro de 2011

Horário ideal para o sono.


Não sei qual a fonte científica dessa conclusão sobre o sono. Só sei que eu, que tinha um sono totalmente desregulado há até pouco tempo, tenho colhido os benefícios de dormir no horário adequado e ter sempre, pelo menos, 6 horas de sono (sim, 6 horas é muito pouco, mas eu dormia menos que isso).

Não foi esse texto que mudou meu hábito, mas achei interessante as colocações sobre o funcionamento do corpo.

Eis o cronograma do corpo durante o sono.








21:00 - 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação química e de tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

23:00 - 01:00: O corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, que deve ser processado num estado de sono profundo.

01:00- 03:00: Processo de desintoxicação do fígado, deve acontecer também num estado de sono profundo.

03:00- 05:00: Desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

05:00- 07:00: Desintoxicação do cólon. É o horário ideal para se ir ao banheiro fazer as necessidades.

07:00- 09:00: Absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã, que deve ser tomado antes das 07:30 por aqueles que querem se manter em forma.


Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de substâncias químicas desnecessárias do organismo. Além disso, entre 00:00 e 04:00 é o horário que medula óssea está produzindo sangue.
Então, procure dormir bem e evite ir pra cama tão tarde.



That's it. Mesmo não tendo localizado a comprovação científica, com certeza os horários coincidem com o melhor do descanso na prática.


Thiago Pena




Nenhum comentário:

Postar um comentário