quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10 sinais de que o casamento caminha para o divórcio.


Eis a (minha) tradução de uma matéria muito boa e interessante extraída do huffingtonpost.com


Mindy R. Smith, advogada, representou durante os últimos 9 anos centenas de clientes em casos de divórcio. Segundo ela, a maioria das pessoas querem ter a certeza que o fim do casório não foi exclusivamente culpa delas. Diz ainda que para representar de forma eficiente os clientes nestes casos, tem que saber de TODOS os detalhes que levaram ao fim do relacionamento. Durante os últimos anos, ela notou que os casamentos se findam por inúmeras razões.  

Muitas pessoas bem casadas a perguntam quais são os sinais aparentes de que um matrimônio pode estar a caminho do divórcio. Assim, a advogada, com sua experiência em casos do gênero, elaborou uma lista top ten destes sinais. Algumas colocações da lista são cheias de eufemismos engraçados, algumas são sérias, mas todas têm se mostrado fatores primordiais nos divórcios que ela comandou.

(O uso do termo cônjuge se dá no masculino por mera conveniência ortográfica, mas ressalto que tudo vale tanto para a esposa quanto para o marido)

10 sinais de que o casamento caminha para o divórcio.



Sinal de Alerta n. 10 – Se seu cônjuge mantém contato no facebook com a(o) namoradinha(o) do colégio regularmente, você pode estar a caminho do divórcio. Um contato esporádico não representa problema, mas quando o contato passa a ser maior que o do parceiro, ou passa a ser às escondidas, temos um problema. É fácil imaginar que a vida seria melhor com a(o) antiga(o) namorada(o), mas todos se esquecem que novos relacionamentos trazem novos problemas.

Sinal de Alerta n. 9 - Se seu cônjuge ganhou 20% a mais de peso, você pode estar a caminho do divórcio. No casamento, os dois têm que manter uma vida saudável. Manter a paixão significa continuar com a atração física que existia no começo. Quando um perde a preocupação com a aparência, o outro perde interesse rapidamente.

Sinal de Alerta n. 8 – Se seu cônjuge começa a usar roupa íntima nova e sexy do nada, você pode estar a caminho do divórcio. Se há uma mudança drástica na roupa de baixo, se pergunte o motivo. Este é um dos maiores sinais de traição.

Sinal de Alerta n. 7 – Se seu cônjuge fica o dia todo deitadosem fazer nada, sendo que a casa precisa de cuidados, você pode estar a caminho do divórcio. No casamento não há espaço pra preguiça. Cada um tem seu papel nos afazeres domésticos. Não é viável que apenas um cônjuge fique com todas as atribuições da casa e da família.

Sinal de Alerta n. 6 - Se seu cônjuge está cheio de segredinhos ao celular, você pode estar a caminho do divórcio. É fácil para o indivíduo ser uma pessoa para o parceiro e outra para os demais. Uso de celular e computador não torna isso mais fácil. Muitos clientes da advogada a procuraram dizendo que a(o) parceira(o) começou a usar o celular em segredo, o que acabou em divórcio.

Sinal de Alerta n. 5 - Se seu cônjuge faz você anotar tudo com o que gasta dinheiro, você pode estar a caminho do divórcio. Isso é típico de um cônjuge controlador. Casamento é compartilhar amor e experiências, e não controlar cada passo do outro.  Controle não é uma arma saudável no matrimônio.

Sinal de Alerta n. 4 - Se seu cônjuge perdeu o desejo sexual em você, você pode estar a caminho do divórcio. Vida sexual é fundamental na saúde do casamento. Proporciona uma conexão em nível emocional e físico, assim como promove o bem estar. Se seu cônjuge não tem mais interesse sexual, é importante descobrir os motivos e trabalhar o problema.

Sinal de Alerta n. 3 - Se seu cônjuge passa mais tempo na quadra de tênis do que com você, você pode estar a caminho do divórcio. É fácil para uma pessoa casada se achar completamente absorvida pelas atividades do dia-a-dia. Para o casamento dar certo, os dois têm que colocar o casamento em primeiro lugar. Se você concentra seu tempo em outras pessoas ou atividades, quem vai sofrer com isso é o casamento.

Sinal de Alerta n. 2 - Se seu cônjuge frequenta bares de solteiros após o trabalho, você pode estar a caminho do divórcio. Ambientes tipicamente de solteiros deveriam ter um aviso de perigo. Se seu cônjuge frequenta esses lugares assiduamente, pergunte-se se ele (ela) mente a respeito do verdadeiro estado civil para os solteiros que lá estão.

Sinal de Alerta n. 1 – Se seu cônjuge quer fazer swing com os vizinhos, você ESTÁ a caminho do divórcio.  A advogada se pergunta como pode um casal aparentemente apaixonado acabar neste estilo de vida, que quase sempre resulta na morte do casamento. Começa quando um tem a fantasia do swing, e o outro não, sendo que este é sugado para este estilo de vida com a promessa de bom sexo e felicidade no casamento. Geralmente deixa o cônjuge que não queria participar se sentindo culpado, menos atraente e vulnerável.

O artigo original na íntegra (em Inglês) pode ser lido aqui



Thiago Pena




Nenhum comentário:

Postar um comentário