domingo, 11 de setembro de 2011

Breve resenha e indicação de leitura: Boa Ventura – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810)


Breve resenha e indicação de leitura: Boa Ventura – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810)



Excelente relato sobre a corrida do ouro no Brasil, que narra desde a época do descobrimento até meados de 1810, de autoria do jornalista Lucas Figueiredo.

Através de pesquisas muito bem feitas e dados técnicos extremamente confiáveis, essa narrativa prende a atenção do começo ao fim, mostrando desde a bizarrice comportamental da realeza e dos simples imigrantes até os importantes aspectos econômicos, tendo sempre como cerne o ouro extraído do Brasil.

Muita informação sobre o precioso metal e tudo a ele concernente. Um retrato fiel de Portugal e do Brasil após a chegada dos Portugueses e o descobrimento do ouro, bem como sua importância. Basta dizer que o ouro levado da colônia para a metrópole, cerca de 1.000 toneladas  só na época do auge aurífero, foi responsável por movimentar e alavancar o movimento capitalista, que engatinhava.

Aspectos culturais da monarquia Portuguesa e de outros países da Europa, da vida na colônia, dos arraiais e vilas que se formavam, combates e extermínios de índios, extração de minérios, surgimento efetivo das cidades, desbravamento do interior do Brasil, desenvolvimento da economia, demarcação do território, etc. Todos esses aspectos, e vários outros, são criteriosamente mostrados e analisados nesta obra cuja leitura se torna um prazer.

Um ponto central na trama é uma pepita de ouro de 20 quilos, descoberta no arraial de Água Quente (atualmente o entorno de Niquelândia , Goiás) em 1732.  

Durante todo o livro há informações sobre o paradeiro da pepita, que supostamente teria sido roubada pelas tropas Napoleônicas quando da invasão de Portugal. O fato é que ela foi acidentalmente encontrada pelo Rei Luis I, somente em fevereiro de 1876, numa simples vistoria na casa-forte do Palácio das Necessidades, em Portugal.

O livro ainda conta com mapas, ilustrações da época e fotos de vários objetos feitos, obviamente, de ouro, como coroas e medalhas.

Indicado pra qualquer Brasileiro que queira aprender um pouco mais sobre nossa história, com riqueza de detalhes, sem a monotonia comum aos livros didáticos, e numa leitura fácil e prazerosa.

FICHA TÉCNICA
Título: Boa Ventura!
Autor: Lucas Figueiredo
Publicado em: 2011
Editora: Record
Páginas: 368



Se interessou pelo post/livro? Tem alguma outra sugestão de leitura? Comente e compartilhe!


 Thiago Pena




Um comentário:

  1. Nessa Linha de História do Brasil e do mundo eu li
    -1808
    -1822
    -Uma breve História do Mundo
    -Uma breve história do século XX

    recomendo todos! Nao tem um ponto central da trama como neste livro (a pepita), o que dificulta um pouco a leitura...falta um pouco de dinamica ao 4 livros que indiquei aí acima, mas ainda assim, valiosos aprendizados!!!

    ResponderExcluir