terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fifa x Governo x Budweiser. O 1º tempo do jogo de interesses pra Copa.




Que nosso país é movido por interesses políticos e partidários não é surpresa pra ninguém. Que empresas e grupos econômicos se enriquecem através de manobras matreiras de políticos que as favorecem em troca de uns dólares, também não é novidade.


Mas um fato bem recente desafia nossa inteligência, senão nosso mínimo senso de racionalidade, e mostra bem o que é esse famigerado jogo de interesses entre empresários, governo e intermediários.

Trata-se da já quase confirmada suspensão da proibição de venda de cerveja nos estádios, a ser confirmada para a Copa do Mundo em terreno tupiniquim.

Explicamos melhor: a Budweiser é patrocinadora oficial da Copa de 2014. Assim, a amiga Fifa mexeu seus pauzinhos junto ao governo a fim de conseguir a liberação da venda da bebida nos estádios, mas, apenas e tão somente da cerveja Budweiser, obviamente.

Assim, a Lei Geral da Copa (saiba o que é aqui) terá um ponto exclusivo sobre o assunto, mas já podemos prever o desfecho dessa história, com muita Budweiser nos estádios.

Ironicamente, a marca em questão é conhecida como Bud, que na gíria Americana quer dizer “amigo”.

Como não podia ser diferente, fica aí mais um capítulo dessa grande história de interesses milionários, e a bela “amizade” entre a Fifa, o Governo e a Bud.

Pra engolir essa, só com uma Skol, que desce redondo.


Thiago Pena




Fonte: Lauro Jardim 






2 comentários:

  1. Amigos, a marca de cerveja vem patrocinando as Copas desde as últimas (não sei precisar qual...).
    Eu sou totalmente contra a proibição de venda de cerveja no estádio, seja em Copa do Mundo ou Campeonato Goiano da 2. Divisão!
    Agora, liberar cerveja só pra Copa, com a finalidade de atender apelo comercial é complicado mesmo, seria o interesse econômico sobre uma lei.
    Agora, uma curiosidade, a venda de bebida alcólica não é proibida pelo estatuto do torcedor, ele apenas veda a entrada de substâncias proibidas, sem fazem menção a nada... Viva o futebol e todas as coisas boas que o certa!

    ResponderExcluir
  2. Mas a Budweiser é da Inbev desde 2008, mesmo dona da Bhrama , então qual a a razão da Bhrama fazer marketing em relação a Copa se só vai vender nos ambulantes do lado de fora do estádio?E porque a Bhrama patrocinou a ultima Copa em 2010 da África do Sul?

    ResponderExcluir