segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão ensinando o mundo (pena que o Brasil é ruim de aprendizado)

O que você entende por educação, respeito, desculpas?

A cultura oriental nos revelou hoje, de uma forma inusitada, o real significado dessas palavras, que por aqui há tempos perderam sentido.

Executivos da empresa concessionária que controla a energia elétrica no Japão se desculparam hoje à população pelo acidente nuclear de Fukushima, assim como outros executivos em Tóquio, se curvando em meio à coletiva que participavam.

Há, logicamente, certa responsabilidade pelo controle de segurança por parte dos mesmos, mas vale lembrar que tudo foi causado simplesmente pelo 5º maior terremoto da história mundial, seguido de tsunamis.

É a cultura oriental nos ensinando o que é responsabilidade, bom senso, reconhecimento e, acima de tudo, respeito e educação. Vale lembrar que na cultura deles, há casos de suicídio quando são descobertos esquemas de corrupção. Já pensou se isso ocorresse no Brasil toda vez que um esquema de corrupção fosse descoberto?

Ainda, nenhum caso de saque foi registrado em meio à tragédia, pasmem.

Como li no Twitter esses dias: “O Japão se reconstruirá integralmente antes mesmo de o Brasil ter acabado os estádios da Copa”.

Ao invés de importamos tanta coisa inútil e supérflua de outros países, podíamos importar um pouco da cultura dos Japoneses. Seria muito mais proveitoso.









Thiago Pena


Fonte: Extra, Reuters
Sugestão: Felipe Monteiro

3 comentários:

  1. eu fiquei um tanto atordoado com tamanha demonstração de respeito... isso como foi dito no post foi uma lição de respeito e educação... vale a todos nos tais ensinamentos.. e acredito piamente que como foi dito também q o Japão estara completamente reconstruído antes dos nossos estádios sim... fica registrado minha torcida pra que eles retomem suas vidas ao normal!!!

    ResponderExcluir
  2. É um gesto físico que representa muito mais que isso, mas que a maioria de nós não consegue enxergar, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Tai uma liçao pra nós todos e principalmente para os Governantes Brasileiros. Respeito, educaçao e trabalho, certamente reeguerá o Japao. Solidariedade os brasileiros tem, mas fica ai o verdadeiro ensinamento!!! Fica tb minha torcida pra retormada de vida muito em breve para todos Japoneses!!!

    ResponderExcluir