sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Restrição de venda de bebida diminuirá os homicídios?





Acessando o site da PM de Goiás me deparei com a enquete abaixo:




Sim, prezado Delegado, concordo que a restrição de venda de bebidas alcoólicas nos bares pode até reduzir os índices de homicídios na capital.

Também concordo que a proibição da venda de armas de fogo, a proibição de filmes violentos e a restrição severa de jogos violentos de vídeo game também reduziriam os índices de violência e a mortalidade em si.

Concordo que a proibição de sair à rua depois da meia noite, um toque de recolher generalizado e a obrigatoriedade de todos se submeterem a rigorosas revistas pelos policiais, a todo momento, igualmente reduziriam os índices alarmantes.

Ainda, concordo que a proibição de propaganda de cerveja com beldades semi nuas, e a proibição do patrocínio de mega eventos (Copa, por exemplo) por marcas de cerveja abaixariam os índices preocupantes da violência.

Melhora no sistema carcerário com tratamento educacional aos detentos, punição exemplar para políticos corruptos, obrigando-os a devolver cada centavo usurpado aos cofres públicos para investimento nas crianças de hoje, certamente reduziriam a violência,  nobre Delegado.

Proibir menores de 18 de sair às ruas desacompanhados dos pais ou responsáveis, fazer ao menos 50 blitze policiais todas as noites e proibir pessoas de temperamento alterado de dirigir nos deixarão mais tranquilos, pois haverá diminuição no número de homicídios.

Reformas nas leis, mais eficácia da polícia, aumento do contingente, melhor investimento dos impostos, mais consciência política, menos balela: pronto, lá se foram os homicídios.

Tapar o sol com a peneira e proibir o cidadão de fazer coisas consideradas triviais, caro Delegado, certamente não é o caminho para diminuir os números de homicídios.

Agora me dê licença, que vou buscar uma cervejinha pra relaxar depois de um dia cansativo, se é que isso já não é proibido.




Thiago Pena





3 comentários:

  1. otimo comentario thi, agora basta mostrar isso pro delegado ne?!

    ResponderExcluir
  2. Restringir o trivial é mais fácil que investir em educação e segurança. É mais prático e menos trabalhoso que varrer a corrupção. O que me impressiona é que entra ano, sai ano e nossos dirigentes continuam sem foco e sem objetividade. Continuam "combatendo" a violência olhando para os inocentes e não para os que a causam. Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Kamilla e Thiago,

    e o pior é que este tipo de pensamento está se tornando cada vez mais frequente. A palavra proibição, aos poucos, vai retornando ao nosso cotidiano... lentamente... como quem não quer nada! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir