O governo Americano publica de tempos em tempos um ranking das profissões mais promissoras para o futuro, após analisar o mercado de trabalho e seus aspectos. Isso ajuda a se ter uma idéia de quais áreas demandarão mais profissionais, e pode ser de grande valia para jovens que se descabelam às vésperas do vestibular.
Na pesquisa mais recente, a saúde lidera disparada o ranking, sendo a área de atuação de nada menos que 8 dos 10 profissionais listados. Na relação, destaque para a combinação entre saúde, engenharia, computação, química e biologia.
No topo do ranking está o profissional capaz de relacionar saúde com engenharia, que terá habilidade para inovar no desenvolvimento de próteses, remédios aliados com chips, sistemas de imagens e testes incluindo genética.
A lista completa pode ser conferida aqui http://tinyurl.com/3bx5ave e conta com profissionais como Engenheiro Biomédico, Analista de Sistema de comunicação e de Sistema de redes, Assistente Domiciliar de Saúde, Analista Financeiro, Cientista Médico, Assistente Médico (algo entre médico e enfermeiro), Especialista em cuidados com a pele, Bioquímico e Biomédico e Athletic Trainer (não se trata de personal trainer, mas de um profissional que trabalha sob supervisão médica e estuda medicina esportiva).
Ressalto que a lista está em Inglês, e as traduções que fiz das profissões podem não ser 100% fiéis ao real sentido da ocupação. Mas pelo que li, não é necessário um Inglês perfeito para entender grande parte do que consta na reportagem.
Após analisar todo o narrado sobre as promissoras profissões fica uma certeza: a mais promissora que me vem à cabeça e, quiçá, a mais importante de todas, é, de fato, a do nobre Professor. Sem ele, impossível aprender e se tornar um profissional competente qualquer que seja a área de atuação.
Fontes: CBN, catracalivre.com, nytimes.com
Thiago Pena
Concordo plenamente quando cita a profissão "professor" (minha profissão inclusive), pena que ainda não é valorizada como merece!!! Quem sabe um dia...
ResponderExcluirFui professor por 8 anos, Eleen, e constantemente os alunos me perguntavam, por ser jovem: "Professor, você trabalha ou só dá aulas?" Triste realidade da não valorização do mais importante profissional. Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirE a situação é um pouco pior quando se é professor do ensino básico - tão importante na formação de cidadãos!!!
ResponderExcluir