domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tá à toa? Vamos ali ao "Van Gogh Museum", em Amsterdã, AGORA?


Não só a este museu, mas a vários outros, em diferentes lugares do mundo...

Bem, nem todos gostam de museu, isso é fato. Aliás, acho que muita gente sequer conhece um. Eu também não tinha tanta atração por museus, mas recentemente tive a oportunidade de conhecer alguns numa viagem que fiz, incluindo o Louvre (Paris), Van Gogh e Anne Frank (Amsterdã). 

Impossível não admirar e aumentar o gosto.

Foram vários museus, castelos, palácios e afins, que valeram cada visita e cada euro gasto (lá a meia entrada vale, em vários lugares). Tudo muito incrível, fascinante e historicamente útil. Fora a beleza dos lugares, objetos, e obras de arte em geral. Conhecer arte e história é realmente muito gratificante, e te consome a atenção. Eu que já dei aula dessa matéria então que o diga (isso foi há muitos, muitos anos!)

Mas como viagens assim não são tão frequentes, entra em ação o Google pra facilitar nossa vida (como sempre).

A referida empresa “amiga” lançou recentemente o serviço ART PROJECT (http://www.googleartproject.com/) que consiste em passeios virtuais por determinados museus mundo afora, incluindo o citado Van Gogh. São mais de mil obras de arte de 17 dos principais museus do mundo com boa qualidade de imagem e possibilidade de interação.

Acessando o site, aparece no canto esquerdo superior a lista de museus disponíveis, com destaque para o Museu de Arte Moderna e o de Arte Metropolitana, ambos de Nova Iorque, o Palácio de Versalhes, a Galeria Nacional, de Londres, e o próprio Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Após escolher um deles, se inicia o tour, no verdadeiro sentido da palavra. Há cursores indicando as direções que você pode seguir, as quais você escolhe clicando com o mouse. Há ainda a opção de selecionar a obra, que se abre em zoom para uma visualização incrível, clicando no sinal de + que aparece sobre a mesma, como se estivéssemos de fato analisando a obra de frente, olhando atentamente para a mesma.

O usuário realmente passeia pelo museu, num excelente ambiente virtual recriado que dá a impressão de estarmos dentro do museu de verdade. É lógico que quanto melhor a velocidade da conexão, melhor o passeio. Neste passeio, nada de pernas, e sim "megas".

Fiz um passeio virtual pelo museu Van Gogh, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e vi que a cópia é fiel ao original. É o virtual a serviço da cultura.

Testei também o belo Palácio de Versalhes, e me surpreendi com a possibilidade de se fazer um passeio fora do mesmo, nos jardins, perfeitamente transferidos da França para seu monitor. No interior todo o luxo e a pompa digna de um dos mais famosos châteus do mundo.

Parabéns ao Google por oferecer serviço de tão avançada tecnologia que coloca ao alcance de um clique lugares que talvez jamais visitemos. Os passeios virtuais são viciantes, ainda mais com a possibilidade de se conhecer obras de arte e riquezas do mundo todo.

E, pra quem não gosta de arte, museu e cultura, a dica serve do mesmo modo, pois, se já se perde tanto tempo hoje em dia na internet com coisas inúteis, porque não usar esse mesmo tempo pra se ver algo diferente e que, quem sabe, valha a pena?

Ao invés de acessar facebook.com, quem sabe na próxima você não segue a dica e vai pro site do Art Project?  http://www.googleartproject.com/

Eu recomendo.

Thiago Pena


Nenhum comentário:

Postar um comentário