segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo mentiu sobre tratamento de doença ao anunciar aposentadoria.



Bem, eu vi o pronunciamento do Ronaldo hoje à tarde e realmente achei muito estranho aquela conversa de hipotireodismo, que o medicamento que o combatia era considerado dopping e que então não podia fazer uso. Muito estranho mesmo! Tentou se esquivar do peso acima do ideal, e ainda culpou a imprensa por tê-lo massacrado quando na verdade se tratava de "doença", segundo ele.


Li agora a reportagem do site da Veja, na parte de saúde, que diz claramente:


"À venda em qualquer farmácia por menos de dez reais, a levotiroxina sódica, remédio que susbtitui o hormônio em pessoas com hipotireoidismo, não é considerada substância dopante pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não havendo nenhuma referência a ela no regulamento de controle de dopagem da entidade."


Pois bem.


O fenômeno contou uma mentira fenomenal, de acordo com a própria reportagem do site.

O fato é que até mesmo remédios expressamente proibidos pela CBF podem ser liberados, mediante solicitação do clube e prova de que o atleta realmente necessita do tratamento.


Ronaldão tentou, em vão, se esquivar de todas as acusações feitas sobre seu peso, sempre acima do ideal, e que nitidamente prejudicava seu rendimento. Se fez de vítima culpando a imprensa pelas constantes críticas e perseguições sobre o quesito balança.

Além de ter sido extremamente inocente ao colocar o assunto da forma como o fez, foi de extrema infelicidade e falta de bom senso, pois dizer que o medicamento era proibido foi algo totalmente falso e sem qualquer comprovação técnica.

O artigo da revista ainda cita casos de outros jogadores que precisavam de tratamento com outros medicamentos proibidos e conseguiram junto à CBF autorização para usá-los. Com Ronaldo não teria sido diferente.

Pra piorar ainda mais a situação do fenômeno, o próprio médico do Corinthians desmentiu o jogador, dizendo que o tratamento não era proibido, e que o jogador "está em pleno tratamento com endocrinologista".

Para os fãs, que choraram junto e sofreram com a declaração, convencidos de que ele estava de fato doente e se sacrificando pelo time, agora fica a certeza que esse não foi o motivo crucial para a aposentadoria. Aliás,  pelo visto até agora, e pelo que ainda vai aparecer, sequer foi motivo.

Bem, pra quem foi manchete cometendo alguns excessos durante a carreira, até mesmo em private regadas a muita bebida e mulheres (às vezes nem tão femininas...), agora fica a certeza de que dois pecados foram cometidos: o da mentira e o da gula.

Tiremos nossas próprias conclusões.

Thiago Pena

6 comentários:

  1. Isso que falaram é contestável. Vcs acham mesmo que um cara que tem uma fortuna tão grande como ele ia 'inventar' uma mentira dessas?
    Fala sério né mano! Ele não precisa disso. Ele pode falar que vai parar porque quer e pronto! Ninguém vai achar feio ele parar pq ele já fez mto pelo futebol.

    ResponderExcluir
  2. Borga, é contestável mesmo, aliás, tudo que sai em qualquer veículo da mídia é. Mas o fato é que a Veja tem uma credibilidade enorme, se não for a revista que tem a maior. Acho que eles também não iam "inventar" que falaram com o médico do time e que ele desmentiu o Ronaldo. Mas quero muito ouvir o lado dele da história, pois só aí tudo vai ser esclarecido. Até lá, teremos muitas conclusões diferentes... E volte sempre, amigo! abs

    ResponderExcluir
  3. Fazendo uma analogia ao que o grande Linus Torvalds disse: Talk is cheap; show me the code. Falar até papagaio fala né? :D

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Vamos ver quem vai sair de papagaio na história: a Veja, o médico, ou, quem sabe, o Ronaldo, né?

    ResponderExcluir
  5. Antes mesmo de saber o teor de tal declaração , já havia comentado com minha Mae que sua aposentadoria seria nada mais nada menos para justificar a total falta de comprometimento com o futebol arte... O fofomeno desde que foi contratado marcou alguns reles gols , nao lembrando em nada os áureos tempos em que foi considerado o fenômeno.

    ResponderExcluir
  6. Desde ontem quando ele falou no hipotireoidismo achei estranho. Pq falar nisso somente agora? O momento não era pra justificar o excesso de peso. Foi inoportuna a colocação. Talvez tivesse emocionado mais, e talvez tivesse sido mais verdadeiro, se ele nem tivesse tocado nesse assunto. Ao meu ver foi desnecessário diante da carreira brilhante que ele teve.

    ResponderExcluir