sexta-feira, 10 de junho de 2011

Facebook e a privacidade na mira do Ministério da Justiça.

Marcação de fotos no Facebook viola a privacidade? O Ministério da Justiça acha que sim.


  
E você, acha que a ferramenta do Facebook que reconhece rostos viola sua privacidade? Pois bem, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça acha que sim.

Dessa forma, o FB foi notificado para explicar o funcionamento dessa “melhoria” oferecida pela rede social que viabiliza marcação de usuários sem o consentimento destes.

Uma vez marcada a foto de determinado usuário, mesmo sem a expressa autorização deste, ela fica exposta a todos na rede, diz o Departamento.

Quanto ao aspecto legal, o órgão investigador relata que “possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social”, bem como que “há indícios de ausência de consentimento dos usuários para a ativação da ferramenta” e ainda “possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social”.

O principal ponto a ser abordado na resposta formal do Facebook através de seus representantes, no prazo de 10 dias, é se tal mudança no sistema de marcação de fotos nos álbuns foi comunicada aos usuários do Brasil, bem como se há possibilidade de prévia autorização de identificação de fotos pelos usuários.

Particularmente, não acho de bom senso essa marcação de outros usuários sem o consentimento destes. Todavia, sei que o FB viabiliza a opção de você tornar privativas as fotos em que seja marcado, que passam a ser visíveis apenas a quem o usuário autorizar.

Agora é aguardar e ver o desfecho desse procedimento do Min. da Justiça, bem como se será imposta ao Facebook alguma mudança para os usuários Brasileiros.

E você, tem tido sua vida exposta pelos outros, ou é você mesmo que a expõe em demasia?



Thiago Pena


Nenhum comentário:

Postar um comentário