segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que há por "trás" das burcas e vestes islâmicas?

Use a burca e seja multada em 150 Euros.


11 de abril de 2011 marca um fato interessante na Legislação Francesa. Nessa data entra em vigor a Lei que proíbe o uso do véu islâmico, a burca (hijab) nas ruas.

A lei foi aprovada em 11 de outubro de 2010 pela Assembléia Legislativa Francesa, num país que concentra a maior população muçulmana na Europa. A França é o primeiro país do Continente a generalizar tal proibição.

Cobrir o rosto em público na França agora pode render às mulheres uma multa equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais) e um curso de cidadania Francesa, com o argumento do governo de que o véu oprime as mesmas.

O debate agora gira em torno de direitos humanos, livre manifestação e preceitos religiosos e culturais, os quais, segundo vários críticos da lei, estão sendo desrespeitados.

Em linhas gerais, inicialmente, tem-se uma manifesta opressão por parte do governo Francês, idéia que tem sido veemente defendida. Várias mulheres seguidoras do Islã têm no uso da burca parte de sua tradição, cultura e religiosidade, por mais antiquado que isso possa parecer para nós ocidentais “modernos”.

Manifestações e protestos já se iniciaram, inclusive com prisões em Paris. O país que já foi considerado o berço de revoluções, protestos e reconhecimento da liberdade, se vê agora diante de uma realidade que contraria tais princípios.

O fato, meus caros leitores, é que há mais coisas por debaixo das burcas e vestimentas do que sonha nossa vã filosofia.















Reflitamos. 

Thiago Pena













Nenhum comentário:

Postar um comentário