quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Meu velho Atari comprado na Mesbla nos anos 80.

Tem me surpreendido a grande quantidade de posts no Twitter de estudantes de dentro das salas de aula, durante as mesmas, o que, ao meu (humilde) ver, é totalmente inadmissível e deve ser repreendido.

Todavia, aposto que se perguntarmos às crianças e aos jovens, eles responderão que isso não é nada de mais, se julgando já cobertos pelo manto da razão, da maturidade e da não-necessidade-de-se-assistir-aulas-com-atenção.

Bem, se é culpa deles, dos pais, do professor, dessa tecnologia que já toma conta da nossa vida do momento que acordamos até quando nos deitamos, ninguém sabe. Difícil achar culpado pra esse erro, que acho difícil ser consertado.

As crianças e jovens de hoje têm Playstation, Nintendo Wii, smartphone, tablet, notebook, bluetooth, wi-fi, wireless, LCD, Ipad, Iphone e Ipod, e, em muitas famílias, podem fazer tudo que querem, na hora que querem, do jeito que bem entenderem.

Só sei que na minha infância eu tinha um Atari comprado na Mesbla, que eu podia usar depois de fazer toda a tarefa do Externato São José, estudar tabuada, preparar os lápis de cor pro dia seguinte, e só se tivesse me comportado muitíssimo bem.

Enfim, saudosa e feliz a época em que "Apple" não era uma empresa que ditava a tendência tecnológica em nossas vidas, mas apenas a figura de uma maçã no livreto de Inglês.

E quanto ao uso de smartphones e Iphones nas aulas de hoje em dia, fica o alerta aos pais.

3 comentários:

  1. Meu caro Dr.
    Acho que o problema não está na tecnologia, mas no uso que se faz dela.
    Nos saudosos anos 80, a tecnologia era o Atari (e era bom, né???0, mas só podíamos usar depois de cumpridas nossas obrigações. O que ocorre, ultimamente, é que a teconologia passou a ser usada sem medidas, sem limites e desarrazoadamente, fazendo surgir uma legião de alienados tecológicos, que sabem tudo de redes sociais, sistemas de programação etc etc etc, mas não sabem que o sol não gira em torno da terra, como a exemplo do 1/3 de russos!!!!!
    Kamilla

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos em que combinávamos de brincar na porta de casa após todas as tarefas, onde muitas vezes as brincadeiras se estendiam ate mais ou menos por volta das 22:00 horas... Lá em casa era apenas uma televisão para toda a família... momentos em que aproveitavamos para contar como havia sido nosso dia na escola etc

    ResponderExcluir
  3. Acima da tecnologia está a falta de limites e a falta de respeito dos mais novos para com os mais velhos. Muitos valores morais estão sendo esquecidos.

    ResponderExcluir